| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Introdução ao Moodle

Page history last edited by PBworks 16 years, 7 months ago

Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual

 

Professora: Sílvia Moresco

 

Alterando Dados Cadastrais

Atividade 1 – Obrigatória/

Presencial

▪ Alterar dados cadastrais.

Olá!

Eu me chamo Lene Rossarola. Sou graduada em Letras, porém minha paixão é a Informática Educativa. Estou participando de uma especialização pela UFRGS. Quero me aperfeiçoar em EAD.

Atuei como professora de Língua Portuguesa, fui diretora de Escola, depois me mudei para Santa Cruz do Sul, onde estou e não quero sair.

Atuo no NTE/SCS como professora multiplicadora e coordenadora do mesmo. Amo o trabalho que faço com os professores e funcionários da rede pública estadual.

E...mais um curso. Oba! Vamos lá!

Bom curso a todos e ... abraços de LENE

 

 

Em se tratando de tecnologia e educação,

 

ainda muita água vai rolar...

 

Em outras palavras, mudanças mil ocorrerão...

 

Graças a Deus!

 

 

 

 

Se quiserem andar pelo mundo dos blogs, apresento-lhes os meus:

 

 

 

 

 

http://lenepiupiu.blogspot.com

 

http://ntescs.blogspot.com

 

http://leneblogproa17.blogspot.com

 

http://lenetestesproa17.blogspot.com

 

http://hagaques.blogspot.com

 

E se passarem por lá, deixem um recado. Vou a-do-rar!

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=-lxsSa4vCfU&mode=related&search=

 

Clique no endereço acima e veja o mundo da tecnologia no Surface.

 

http://www.youtube.com/watch?v=NZNTgglPbUA

 

Vejam as aulas do futuro no endereço acima.

 

“Não é apenas preciso mudar,

 

mas é preciso mudar,

 

o que porém exige paciência,

 

uma paciência que eu chamo impaciente,

 

que exige também conhecimento,

 

humildade e uma pressa tão demasiado apressada,

 

quer dizer, você tem que viver um tempo em que corre e anda também;

 

anda quando pode, corre quando pode.” (Paulo Freire)

 

 

 

Bom curso a todos!

 

Top

 

Enviando Mensagens

Atividade 2 – Obrigatória/

Presencial

▪ Enviar mensagens.

Gilberto, olá!

 

O cronograma das disciplinas foi passado no primeiro dia.

 

Se quiseres, tenho a grade.

 

E as atividades de cada sala estão logo abaixo desta disciplina onde estás realizando as tarefas.

 

Abraços de LENE

 

Top

 

Apresentação

Atividade 3 – Obrigatória/

Presencial

▪ Apresentar-se no Fórum de atividades obrigatórias, Tópico Apresentação.

Estou muito feliz por ter sido aceita como aluna deste curso.Vou providenciar a realização das atividades desta primeira disciplina.

Por enquanto, estive somente auxiliando os diretores e vices...os meus COLEGAS. De agora em diante, além de auxiliar, vou estar participando diretamente das tarefas.

Acredito que será um excelente curso, trará questionamentos muito importantes para a gestão democrática, para a adaptação e reflexão sobre os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas.

Já fui Diretora de Escola, e acredito que o NTE se parece com o funcionamento de uma Escola. Os alunos são professores, eis uma diferença...apenas. E, além disso, será muito bom montar um PPP para o NTE.

Ao trabalho!

 

Top

 

Fórum Refletindo sobre o Curso

Atividade 4 – Obrigatória/

Presencial

▪ Refletir sobre o curso e publicar as impressões no Fórum de atividades obrigatórias, Tópico Refletindo sobre o Curso.

A melhor opção é: ler o que está escrito na tela antes de clicar.

 

Rolar a tela para ler tudo o que há nela.

 

E experiamentar... até dar certo.

 

Afinal: "Errar é humano." E é errando que se acerta.

 

Breno, td bem?

 

Estou encantada com a evolução! Vc estava sem saber onde encontrar o texto "O curso" e, mais abaixo, já está auxiliando os colegas. Beleza!

 

E vc viu só como há itens interessantes? Há questões maravilhosas como: fortalecimento da autonomia intelectual, TICs e EAD, especialmente.

 

Bom proveito!

 

A burocracia é grande, mas é assim que devemos agir. O regulamento foi criado para proteger o uso indevido dos equipamentos. É preciso segurança na energia, rede lógica e o ambiente precisa estar adequado para a boa utilização. Não pode ser de qualquer jeito e, logo depois, já estar com os computadores detonados.

 

Só será agendado com o técnico da positivo, depois de o engenheiro da CRO fazer o projeto de rede lógica e elétrica e vistoriar sua execução na escola e depois de o NTE vistoriar o ambiente. Se estiver adequado, o agendamento poderá ser efetivado. E este só pode ser feito através de senha e direto no sistema, não é com a POSITIVO. O governo contrata o serviço de técnico da Positivo para instalar os micros, entenderam? Não atropelem!

 

Aos poucos estou visitando as escolas.E estou vendo que é preciso que os professores, diretores e funcionários compareçam ao NTE para capacitação. Não dá mais para conceber um educador não estar incluído no mundo digital.

 

Fiquei pasma em saber que há diretores que abriram os volumes, perdendo a garantia dos equipamentos. Outros diretores, além de abrir, conectaram sem estabilizador, direto na tomada. Depois de queimado, perguntam porque o computador não funciona. Já aconteceu de tudo em nossa CRE, apesar de eu ter me esmerado em enviar informações via e-mail. Infelizmente o mundo virtual não chegou em alguns lugares.

 

Quanto a Recursos Humanos, é preciso ter paciência! Se não me engano, na escala de prioridades do governo, os laboratórios encontram-se na 4ª posição. Primeiro, alunos; segundo, pedagógico e supervisão; terceiro, biblioteca; e, por fim, os Laboratórios de Informática das Escolas.

 

Só que não vejo porque só permitir o uso do Laboratório se tiver um responsável. O professor de disciplina, de qualquer área, com capacitação, não pode utilizar o Laboratório? Aquela velha história de largar os alunos para o responsável e ir tomar um chimarrão é atitude completamente fora de propósito. E sei que acontece muito nas Escolas. Está na hora de pôr um fim nisso!

 

Top

 

Análise de Vídeo

Atividade 5 – Obrigatória/

Presencial

▪ Analisar vídeo. Elaborar síntese e enviar para Base de Dados Atividade 5.

Vídeo 1 - A história e os caminhos da gestão escolar (Ensino Médio - fazendo escola) - parte 3

Vídeo 2 - O papel dos colegiados na gestão escolar (Ensino Médio - fazendo escola)

Vídeo 3 - O projeto político-pedagógico: conceitos e significados (Ensino Médio - fazendo escola) - parte 1

Vídeo 4 - O projeto político-pedagógico: conceitos e significados (Ensino Médio - fazendo escola) - parte 2

Assisti ao vídeo intitulado: A história e os caminhos da Gestão Escolar (Fazendo Escola).

 

No início, Erasto Mendonça salientou a importância do processo de democratização do Ensino e da busca constante pela qualidade deste. Ele faz uma retrospectiva de atitudes (desde a Constituinte, passando pelo Fórum, chegando ao Plano Nacional da Educação) que culminaram na inclusão da Gestão Democrática na Constituição de 1988. Desde então a questão da luta pela qualidade da Escola Pública tem sido incansável.

Lá na Constituinte, os educadores se organizaram e, segundo Célio da Cunha, hoje em dia, há necessidade de maior envolvimento, precisamos “dar um salto na luta histórica por mais educação e por mais democracia”. Ele acrescenta: “A democracia existe para melhorar a vida”.

É certo então que muito ainda temos a crescer, a discutir e conquistar em se tratando de democratização do ensino, pois, realmente, de nada adianta termos alunos matriculados se a Escola não é capaz de fazer o aluno aprender, como pontua Célio da Cunha. Ainda, segundo ele, um passo importante seria ampliar os investimentos em educação. Ele segue dizendo que a educação está no coração da sociedade, e que a escola precisa ser inclusiva.

Na seqüência, Maria Abádia da Silva coloca que há um grande desafio aos educadores: acolher as crianças e fazer com que elas aprendam no ambiente escolar. Uma nova maneira de pensar e organizar o ambiente é estudando o PPP, que foi construído coletivamente, pois este é um instrumento favorável de apoio à democratização. A escola inclusiva deve estar contemplada no PPP, porque os alunos precisam ser “portadores de direitos, saberes e conhecimentos”.

O debate segue incluindo questões interessantes, tais como: a questão das cotas nas universidades; as diferenças nem sempre consideradas pela Escola; eleição de diretores e a falta de acompanhamento do processo; sobre a construção da autonomia; a relevância do PPP nascer dentro da Escola, visando a formação integral do cidadão e não apenas preparando para o trabalho.

Enfim, o vídeo trata da discussão em torno da necessidade de Políticas Públicas consistentes. Como reforça Maria Abadia, a gestão democrática requer participação da comunidade, requer delinear o tipo de cidadão que se quer formar. Em suma, os Planos Político-Pedagógicos que norteiam o trabalho na Escola e toda a gestão escolar são comentados, sua importância para direcionar as metas da Escola são ressaltados, concluindo que é preciso colaborar para a emancipação das pessoas, é preciso Políticas de Estado e não de governo.

Gostei muito do debate!

 

Top

 

Enviando Tarefa – Diário de Bordo

Atividade 6 – Obrigatória/

Presencial

▪ Registrar as primeiras impressões sobre sua trajetória no curso, em Tarefa Diário de Bordo Atividade 6.

Estive cadastrada até então, porém, a partir de hoje, minha atuação se fará bem presente. Estarei realizando as tarefas como aluna do curso. Sendo assim, meu Diário inicia um tanto quanto atrasado, mas: "antes tarde do que nunca".

 

Vou relatar um pouco da trajetória, enquanto tutora. Na aula inaugural por videoconferência, foi uma tranqüilidade. Apesar de, no início, nas falas das pessoas que compunham a mesa de honra, o som estar muito baixo. A segunda parte compensou. Com prazer, em nome do NTE enquanto pólo regional do curso, recebi os diretores. Também, nossa Coordenadora Regional de Educação, professora Gardênia, veio parabenizar os diretores pela busca de qualificação, de aperfeiçoamento.

 

Em 04/06, estiveram aqui no NTE os participantes da Turma 76. Foi muito gratificante poder colaborar com a realização da parte presencial. Estiveram presentes a Professora Vera Peroni, coordenadora pedagógica e vice-coordenadora do curso (uma pessoa muito bacana e, para melhorar, é santacruzense (ao menos, nasceu aqui)), e a professora Sílvia Moresco, professora da primeira Sala, esta permaneceu até 06/06 ministrando a disciplina que ensinava a utilização do Moodle (ambiente virtual de realização da disciplina). Os dias de atividades presenciais forma cansativos. Muitos diretores não tinham muita noção de informática, de internet, exigindo maior atenção. Mas, na quinta-feira, 07/06) foi feriado, deu para descansar.

 

Até outro dia...

 

Ao ler sobre o Curso, encontrei questões especiais das quais destaco: TICs, EAD, fortalecimento da autonomia intelectual.

 

As tecnologias da Informação e Comunicação precisam ser abraçadas pela educação. Trata-se de ajustar-se à sociedade. Há uma exigência social de inclusão digital, de utilização dos recursos que as mídias oferecem. Elas consistem em instrumentos facilitadores do processo educacional.

 

O ensino a distância é uma nova mo0dalidade, ainda merecendo exploração. O suceso é inquestionável, podemos sentir o "gosto" como alunos deste curso. E o computador é nosso aliado.

 

TICs e EAD colaboram para o fortalecimento da autonomia intelectual. No momento em que interagimos e adquirimos segurança em participar no ambiente virtual (no caso, o Moodle), podemos dizer que estamos construindo nossa escada rumo à conquista da autonomia.

 

Ao assistir os vídeos, mesmo antes de ser aluna, fiquei disposta a montar um Projeto Político-Pedagógico para o NTE.

 

E, ao ver sobre a Escola democrática, fiquei saboreando lembranças do meu tempo enquanto diretora.

 

Outro tema citado no vídeo 1: a inclusão social. Questão sempre presente em minha atuação profissional no papel de educadora.

 

Enfim, os vídeos priorizam o debate em torno de temas como: PPP, inclusão social, democratização do ensino e qualidade da educação.

 

E, em suma, as expectativas são todas positivas.

 

 

Tarefa online – Webfólio

Atividade 7 – Obrigatória/

Presencial

▪ Enviar um conjunto de imagens da escola, para Tarefa Webfólio – Atividade 7.

 

Fotoa

Contribuindo para o Glossário

Atividade 8 – Obrigatória/

Presencial

▪ Contribuir para o Glossário sobre o Curso de Especialização em Gestão Escolar.

Estudar é...

v. tr. e int.,

aplicar a inteligência ao estudo;

 

analisar;

 

observar atentamente;

 

aprender;

 

meditar;

 

preparar;

 

simular;

 

afectar;

 

v. int.,

aplicar o espírito, a inteligência e a memória para adquirir conhecimentos, andar em estudos;

 

v. refl.,

observar-se;

 

aprender a conhecer-se.

 

 

Finalizando o Encontro Presencial

Atividade 9 – Obrigatória/

Presencial

▪ Avaliar o encontro presencial no Chat Atividade 9.

 

Top

 

Fortalecendo Relações

Atividade 10 – Obrigatória/

À distância

▪ Revisitar os espaços da Sala Introdução, apropriando-se dos recursos utilizados e fortalecendo as relações com os outros cursistas.

Participação no Fórum dos Tutores

Olá, colegas tutores de turma!

 

Eu me chamo LENE ROSSAROLA, estou junto à turma 76, buscando colaborar para que todos se sintam confortáveis e tentando reduzir as angústias pelo fato de muitos estarem participando de um curso em EAD pela primeira vez.

 

Sou de Santa Cruz do Sul, atuo no Núcleo de Tecnologia Educacional como professora multiplicadora, desde 2005, e estou coordenadora desde março de 2006. Faço parte de outro curso de especialização, também coordenado pela UFRGS, chamado "TICs na Promoção da Aprendizagem". Também participo do Curso "Mídias na Educação", em EAD, pela UnB. Por isso, não senti dificuldades com o Ambiente Virtual, porém estou sempre me reportando ao passado, quando fui diretora de uma Escola, para responder às atividades propostas e debater questões nos fóruns. Estou feito museu, só falando de passado!

 

Gostaria de dividir com vocês este espaço, a fim de, além de nos conhecermos mais, também saber como está a atuação junto aos gestores. Como a tutoria está sendo desenvolvida? Há desistências na turma? Quais os fatores que levaram a isso? Enfim, para termos um perfil do andamento dos trabalhos junto a cada turma do curso.

 

Este espaço é precioso. Aguardo vocês.

 

Abraços de LENE

Fórum para Questões Operacionais

 

Elaini, td bem?

 

Entrei pensando encontrar problemas operacionais a resolver, mas vejo q são apenas angústias naturais de quem está começando algo diferente e q exige dedicação.

 

Espero q todos possam trocar experiências e cresceram com tais trocas.

 

Abração de LENE

 

 

Re: Refletindo sobre o curso

por Elaine Beatriz Schumacher - quarta, 13 junho 2007, 16:53

Olá, Leni!

Estou com saudades, com vontade de ir até lá conversar. Você bem sabe o que é iniciar algo novo, ainda mais para alguém que tem só o básico em informática e não tem mais aquele pique das adolescentes que não tem medo de nada. E esse curso que é tudo novo, diferente do que estamos acostumadas, acredito ser bem mais atraente que ficar em uma sala, vejamos... também será uma troca, pois é dentro do que nós trabalhamos.Sofri até entender as primeiras tarefas, medo de não conseguir realizar tudo.

 

Até breve!

 

Elaine

Re: Refletindo sobre o curso

por Lenir Maria Rossarola - quinta, 21 junho 2007, 22:50

Elaine...venha ao NTE. Sempre é bom conversar contigo.

 

E angústias iniciais são adrenalina para mover a máquina interior rumo à consagração...ao conhecimento...

 

Você vai tirar d letra. Fica tranqüila!

 

E, se precisar conversar... passa aqui no NTE. Abração.

 

 

Re: Refletindo sobre o curso

por vera bohn - quarta, 13 junho 2007, 18:22

Lene, é probleminha operacional que tu queres? Então, espera. Mas, antes quero te dar um abraço, foste uma orientadora perfeita nos três dias de angústia lá no NTE.

Vamos as questões:

 

Quando entro no ítem fórum, vejo que temos as atividades 3 e 4 a fazer onde aparece "refletindo sobre o curso" e a " apresentação". Estas ativiades faço só uma vez?

Também no ítem fórum, em questões operacionais aparece novamente "refletindo sobre o Curso" e "dúvidas operacionais" através deste espaço me comunico com os colegas?

Todas as mensagens do fórum estão entrando na minha caixa de mensagens, daqui a pouco não terá mais espaço para receber mensagens novas, posso apagar algumas, depois da leitura?

A atividade " Enviar uma mensagem" é preciso fazer só uma vez?

A atividade " diário de bordo" achei que deveria registrar diariamente, mas não consigo, não sei como continuar.

Lene, tenho mais dúvidas, mas por hoje vou parar de perguntar.

Um abraço, Vera Bohn.

 

Gurias...oi!

 

Os fóruns estão disponíveis à leitura e outros registros sobre colocações de colegas a qualquer dia. Não há limite de postagens. Também as mensagens não são limitadas. Quando houver necessidade ou vontade de se comunicar aqui pelo moodle, basta enviar mensagens. Quantas quiser, ok?

 

O Diário de Bordo - apesar de ser chamado diário, não precisa ser preenchido todos os dias. Quando tiverem algo para postar, alguma reflexão, algum tropeço ou angústia mesmo, podem entrar neste espaço e escrever.

 

Quais as demais dúvidas?

 

Podem enviar por e-mail sim...abraços de LENE

 

 

Re: Refletindo sobre o curso

por Tania Lori Kist - sexta, 22 junho 2007, 01:13

Oi, Lene!

 

Tive um pouco de dificuldade em realizar a atividade 7, mas me lembrei do que o Breno escreveu a poucos dias, sobre errar e acertar, e insistir sem desistir, pois foi o que fiz, consegui enviar minhas fotos da Escola.

 

Abraços, Tania.

 

 

Acredito q, pelo fato de estarmos mais acostumados com o "olho no olho", preferimos o presencial. Porém, precisamos exercitar a autonomia nas atividades a distância. Lendo as instruções das disciplinas e lendo os e-mails q envio, penso q nada será difícil. Basta um pouco de boa vontade. E nisso, vejo q vocês são 10!

 

Top

 


 

VOLTAR

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.